top of page

portifólio - Pedro Filho

Compositor, guitarrista, artista intermídia e pesquisador. Trabalha em colaboração com diversos artistas em projetos que envolvem música, artes expandidas, arte gráfica e intervenção urbana. Nos últimos anos desenvolve pesquisa artística sobre ritmos do cotidiano, notações gráficas e musicalidade da fala.

o portifólio também pode ser baixado em pdf aqui:

ALGUNS TRABALHOS ARTÍSTICOS:

compositor

de trilhas sonoras para teatro, instalações e audiovisual, dentre elas:

- Meu mundo de areia, mar e vento – minidocumentário para cinema fulldome (360º) de Karla Brunet, trilha sonora original. 2024.

- Baía Vermelha – trilha sonora e edição de áudio para vídeo na exposição Projeto Invasões de Lucas Feres e Lucas Lago, SESC Niterói-RJ, agosto a novembro de 2024

- PÉR(O)LA – espetáculo de dança das coreógrafas Paula Sacur (Chile) e Ana Trincão (Portugal) produzido com recursos do programa IBERESCENA. Trilha sonora original e apresentação ao vivo – Salvador, Julho de 2023.

- Sete Contra Tebas (Ésquilo, direção Márcio Meirelles), espetáculo teatral: trilha sonora original para baixo, guitarra, percussão (trio de atabaques) e coro feminino. Teatro Vila Velha – Salvador, 2015

- OLGA – Espetáculo de dança da coreógrafa argentina Paula Manaker com animações do ilustrador francês Ange Potier. Trilha composta e performada ao vivo para voz, violão e pedal de loop. Temporada em Rosário, Buenos Aires e Santa Fe (Argentina, 2013).

músico:

Guitarrista em projetos autorais: Funfun Dúdú (música baiana instrumental), Badogue Trio (jazz rock afro-baiano), Beto Júnior (noise).

Projetos de improvisação e criação coletiva:

Guitarra nas sessões e concertos de Conduction (improvisação dirigida) sob regência do maestro novaiorquino Graham Haynes (Salvador, 2025);

Mostra de improviso Falhas – Teatro Xisto Bahia guitarra e dan bau – instrumento tradicional vietnamita – (Salvador, julho de 2025)

Sessão de improviso com a Orquestra Errante do prof. Rogério Costa (USP) – piano e improviso vocal (São Paulo, 2024);

performances, ações e intervenção urbana:

Condução de Vozes – performance-oficina interativa, abordando a capacidade política das vozes coletivas. Apresentada no CMC – Ciclo de Música Contemporânea, no Goethe Institut Salvador em 13 de dezembro de 2018.

Instruções de Escuta – palestra performance com apresentação de slides para induzir a escuta do ambiente. Diversas apresentações com destaque para a participação no Festival Interação e Conectividade nº 09, em 2015. Também em versão impressa publicada pelo selo Leba Comix.

Manual de Subir em Árvores (2011–...) Projeto de longa duração com atividades envolvendo oficinas de subir em árvores, desenho e criação de texto. Passou por diversas cidades desde o início em 2011: Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Montevidéu.

PSIU! (2010-2014) – Intervenção Urbana realizada em duas ocasiões: dentro do projeto Poéticas de Multidão (do Coletivo Construções Compartilhadas, vencedor do prêmio Funarte Artes na Rua 2010) e como atividade do projeto Tiragem Experimento Zero.
 

palestras e falas

“Improvisação Livre: arte do desconhecido” mesa redonda com os profs. Inés Pérez-Wilke (UFBA) e Rogério Costa (USP). Auditório PAF I, UFBA, 30 de junho de 2025.

“Ritmos Humanos e Mundanos: pensamentos sobre os ritmos cotidianos e sua potência ética-estética” 1º Simpósio de Arte e Pesquisa do ECOARTE (grupo de pesquisa). Salão Nobre da EBA-UFBA, 9 de maio de 2024.

“Grafias do Tempo: investigando a relação entre ritmos cotidianos, tempo comum e notação gráfica”. Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, USP. São Paulo, 14 de agosto de 2023.

“Other Parties: Rhythm analysis of  musical venues at the fringes of the Carnival industry.” Palestra no 51º encontro do BEAM – Berlin Ethnomusicology and Anthropology of Music Research Group. Auditório da Humboldt Universität, Berlin, 30 de janeiro de 2020.

RESIDÊNCIAS E PROJETOS CONTEMPLADOS EM EDITAIS

Residência Artística Tsonami (2023), parte do Festival Tsonami de Arte Sonoro no Chile, em novembro de 2023 com o Coletivo IHU de Arte ambiental.

Refluxos Sonoros (2019) – projeto contemplado pelo edital de mobilidade da SECULT-BA, realizado na Cidade do México com oficinas, programa de rádio e apresentações artísticas, com os artistas Edbrass Brasil e Victor Valentim.

Largo – Remontagem (2018) projeto contemplado pelo edital de mobilidade da SECULT-BA, realizado na Cidade do México com oficinas, gravações de estúdio e apresentações artísticas com o coletivo Largo e a banda Beto Júnior (noise). Proponente do projeto.

Antologia da Árvore (2012) – Projeto de intervenção urbana com o LIO Coletivo, de Belo Horizonte, ganhador do prêmio Funarte Artes na Rua, em. Proponente do projeto.

oficinas e cursos

Curso de extensão “Mapeamento Rítmico do Cotidiano”, MAC (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), série de oficinas oferecidas durante todo o mês de julho de 2024.

Oficina de edição de música fonética, em Valparaíso-Chile, transmitida pelas rádios Tsonami (Chile) e π-node (França) – novembro de 2023.

Oficina de Ritmanálise, Mapeamento sonoro e Notação Gráfica, na faculdade Uniaeso, Recife-PE – setembro de 2023

Oficina de Ritmanálise e Deriva Sonora na Biblioteca Aeromoto, Cidade do México, 2019.

Oficina de Notação Gráfica, no Palacete das Artes / Museu Rodin, Salvador (2017)

Oficina de Notação Gráfica para artistas visuais, Escola de Belas Artes-UFBA, onde foram criadas as as partituras do livro de serigrafia Experimento Zero, do projeto Tiragem (2015)

Criação Musical e Intervenção Urbana, Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte – setembro de 2013

artes gráficas e publicações
 

Mapartituras e Idiocalendários – zine/livro de artista híbrido (impresso e virtual) com textos, imagens e links de áudios e mapas relacionados à pesquisa ritmundano. Publicação conjunta entre os selos LeBA Comix (BA) e Estranhas Ocupações (PE) lançada em 2023 (pode ser baixado na aba "publicações" aqui neste site)

Beto Jr. nº 1 – Zine e CD da banda Beto Júnior noise. Quadrinhos e texto em múltiplos idiomas. Lançado pela Duna Editora em 2015

Tiragem Experimento Zero – livro de artista coletivo em serigrafia, criado a partir de oficina de notação gráfica, lançado pela Tiragem Editora (EBA-UFBA), em 2014.

Desde 2022 produz autopublicações pelo selo LeBA Comix – selo de publicação de zines de histórias em quadrinhos, linogravuras, serigrafias e outras artes gráficas criados sob o pseudônimo LeBA

Argila - Bom dia – História em quadrinhos composta com técnica de pastel oleoso, lançada pelo selo LeBA Comix em 2024

Levante! – História em quadrinhos toda composta por gravuras em linóleo e borracha, lançada pelo selo LeBA Comix em 2023

atividade acadêmica

Professor no Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB). Docente interdisciplinar, ministra aulas de Composição Musical, Leitura e Escrita Musical, Poéticas de Intervenção Ambiental, Oficina de Som e Movimento, entre outros tópicos. Professor do Mestrado em Artes na mesma instituição, nos componentes de Pesquisa em Arte e Metodologias Artísticas.

Coordenador do projeto de pesquisa “Ritmundano” e do projeto de extensão “Rádio, Arte Sonora e Tecnologias de Áudio”(RASTA). Pós-doutorado sob supervisão da prof. Karla Brunet, no IHAC-UFBA, com pesquisa sobre mapeamento rítmico do cotidiano (2023). Doutor em composição musical pelo Programa de Pós- Graduação em Música na Universidade Federal da Bahia (PPGMUS – UFBA) com a tese: “Compor no Mundo, um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas”. Mestre em composição na mesma instituição com a dissertação “Poética da Experiência: uma investigação sobre indeterminismo na música”.


 

alguns artigos e capítulos de livro

(alguns textos podem ser baixados aqui neste site na aba "textos")

(2025): Creating Common Time: Shared Rhythms and Spontaneous Musicality in Latin American Cities’ ‘Old Centres’; capítulo do livro "The Symbolic Universes of Art in Society", editado por Marc Antoine Campill, Lia Lordelo e Katrin Kullasepp. Ebook, Springer

(2025): Nagô em negação: Musicalidades e letras no início da axé music. Capítulo do livro: Ritmos em trânsito: história, música e musicologia na Bahia negra / Katharina Döring, Fabrício Mota, Marcos Santos (organizadores).

(2023): Ritmos Humanos e Notações: Mapas, Partituras, Calendários, Melodias e Caminhadas, in Fronteiras e Confluências, Anais do IV Encontro Arte, Cidade e Urbanidades, Salvador, 2023.

(2023) Políticas polirrítmicas: o mundo é composto como música, mas não é uma sinfonia... Capítulo do livro: Cosmopolítica e linguagem [livro eletrônico] / organização Cristine Gorski Severo, Marcelo El Khouri Buzato. - 1. ed. - Araraquara, SP: Letraria, 2023.

(2021) A Música Urbana e o Tempo Comum em Salvador. Boletim do Observatório da Diversidade Cultural, Vol. 23, n.1. Belo Horizonte: ODC, 10 pp.

(2021) O antropoceno e a música dos insetos. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 10, n° 2/2021, p. 55-70. Online Open Edition Journal. <https://journals.openedition.org/cadernosaa/3823 > 16 pp.

(2020): Folia, função e folga: inflexões rítmicas em festas de rua da Bahia. Revista Landa, Vol.9, n.1. Florianópolis: UFSC, 24 pp.

(2019): O meio da voz e outras vozes: fala e canto na composição de um fonemoteto. DEBATES | UNIRIO, n. 22, p.139-169. Rio de Janeiro: UNIRIO, 30 pp.

(2016): Compor no Mundo. Capítulo do livro Teoria e Prática do Compor: Horizontes Metodológicos, Paulo Costa Lima (org.). Salvador:EDUFBA, 80 pp.

(2015): 18 Toques sobre Notação Gráfica. In Tiragem #1: Experimento Zero, Taygoara Aguiar (org.). Salvador: EBA- UFBA, 5 pp.

ritmundano.org é o site do projeto de pesquisa ritmos humanos e mundanos.

bottom of page