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projeto de pesquisa sobre ritmos

Ritmo é uma palavra de origem grega que pode ser entendida originalmente como "organização no fluxo do tempo" ou "fluxo organizado". A noção de ritmo, embora encontre seu núcleo de sentido atrelada ao campo da música, é transversal a diversas esferas do pensamento e da ação humanas.
Este projeto de pesquisa busca investigar os fenômenos rítmicos em suas diversas escalas temporais, seja no âmbito das funções naturais (ritmos infra-, ultra- e circadianos, referenciais de temporalidade lunares, solares, sazonais, etc), seja através das expressões culturais e sociais dos ritmos (os ritmos das músicas, a semana de trabalho, calendários de ritos e festas, temporalidades dos contextos sociais e das técnicas do corpo, etc) e busca discutir a ritmopeia como processo criativo.


O projeto, embora conte com uma vasta bibliografia interdisciplinar (envolvendo as filosofias da duração, antropologia do tempo, fenomenologia de processos temporais, cronobiologia etc.) está fundamentado a princípio em duas obras de referência complementares e básicas: “Elementos do Ritmo” de Aristóxeno de Tarento (ca 343 a.C) e “Elementos de Ritmanálise” de Henri Lefebvre (1992). Embora afastadas pelas “zonas disciplinares” (música X ciências sociais) e muito afastadas pelo tempo, essas duas obras abordam o ritmo de uma perspectiva formal, empírica e perceptiva muito similar, podendo-se considerar a obra de Lefebvre como herdeira indireta das concepções de Aristóxeno. Por isso, na primeira fase do projeto, há o foco intensivo num esforço de tradução dessas duas obras, ambas sem versão em português.


Ainda no âmbito da pesquisa, desenvolvem-se oficinas e em 2018 foi oferecido um componente curricular de Ritmos Humanos e Mundanos, na especialização em Cidadania e Ambientes Culturais, oferecida no CECULT-UFRB.

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