r i t m u n d a n o
m u n d a n o
mapas / partituras / calendários
A investigação de formas de representação gráfica do tempo, do espaço, dos acontecimentos, das intensidades....
Mapas, partituras (notação musical) e calendários são esquemas de formalização e descrição do espaço-tempo empregados por diversas culturas humanas, de maneiras distintas mas muitas vezes complementares.
No contexto deste projeto de pesquisa, abordamos as possibilidades de representação gráfica dos fenômenos espaciais, temporais e energéticos, tanto para fins descritivos como prescritivos, a partir desses três dispositivos: a cartografia, a notação musical e a calendarização, e eventualmente propondo formas híbridas que combinam esses dispositivos.
As coordenadas espaço-temporais utilizadas em mapas, calendários e partituras servem de parâmetro para a representação dos fenômenos a serem descritos. Uma estrada ou um rio será localizada no mapa a partir de seus pontos distribuídos no eixo latitude-longitude, uma data será localizada a partir de sua localização no mês e no ano, uma nota musical será identificada por seu ponto na dimensão vertical (alturas) e horizontal (duração) da partitura.
Vamos considerar os três dispositivos abordados – calendários, mapas e partituras – a partir de suas funções representativas básicas. Calendários estruturam ciclos temporais e permitem marcar pontos (datas, horários etc) no tempo; partituras descrevem (ou prescrevem) sequências de eventos sucessivos (em geral sons, mas não apenas) e podem descrever também linhas simultâneas de eventos distintos; mapas representam planos que podem ser percorridos, territórios, caminhos, relações entre pontos.